sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Razão ou Emoção?

Razão ou emoção? Há séculos, o ser humano se depara com dois lados que o compõe, tentando compreender a complexidade do pensamento, bem como do sentimento. Hoje, com a evolução da neurociência, consegue-se entender melhor o que se passa na cabeça de alguém, mas, mesmo assim, "falta muito chão" para que seja atingida uma compreensão plena do ser. Afinal, é mesmo possível se conhecer totalmente? 

Lá no início, digo, durante a criação do ser humano (Gn. 1:26), Deus disse: "façamos o ser humano a nossa imagem, de acordo com a nossa semelhança". Tá, mas o que é que isso tem a ver, você deve estar se perguntando. 

Veja, quando Deus determina que o ser humano seja feito à imagem dEle, não está somente criando um ser parecido fisicamente Si mesmo. Lógico, se pensarmos só por este viés (físico), conseguiremos criar uma imagem mental de Deus e Jesus como seres muito parecidos com nós. Isto é: a Divindade possui boca, nariz, cabeça, braço, perna, etc. 

E o que há além disso? 

O termo Imago Dei ou "à imagem de Deus" significa que a humanidade também foi projetada para sentir como Deus. Pensar, raciocinar, se emocionar e tudo o mais que o homem pode fazer e que os outros seres, como os animais, não podem. Imago Dei significa muito mais do que ser fisicamente parecido com o Criador. 

Aqui entra uma habilidade muito importante: o poder de decisão.  O ser humano é a única criação de Deus que consegue escolher. Não estou dizendo que os animais não são inteligentes ou que são ignorantes acerca de tudo. Não é isso. Eles até podem, pelo instinto, optar pelo caminho mais vantajoso. Imagine a seguinte situação: uma leoa sai para caçar. Ela visualiza uma presa fácil, um filhote de búfalo bebendo água num riacho, por exemplo. Se a leoa saiu para caçar, foi por necessidade. A presa é fácil, e ela ataca. Agora, se o nosso "búfalozinho" estiver dentro de uma manada envolto de búfalos grandes. A leoa ataca? 

Veja que a situação parece colocar uma decisão à frente da caçadora, mas é tudo questão de instinto. Pode até parecer que ela pondera o perigo, mas o fato é que ela não possui uma lógica igual à que Deus nos concedeu. Afinal, no v. 28 de Gênesis, capítulo 01, aos seres humanos é dado todo domínio sobre as plantas e os animais. Se os bichos pensassem igual a nós, deveriam dividir o poder conosco, certo? 

Agora, o que é que eu quero dizer com tudo isso? 

Toda vez que temos que decidir, somos colocados em uma posição vulnerável. E é importantíssimo que não deixar nenhuma das metades falar mais alto. Deus é quem deve falar mais alto!

A primeira coisa que temos que entender, e isso é uma verdade bíblica, é a que o nosso coração (que na Bíblia é a nossa mente) é enganoso.

"Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer?"
Jeremias 17:19

A segunda, é que, em virtude do nosso coração ser enganoso, nunca, em nenhuma hipótese, devemos confiar em nossos próprios caminhos. Disse Salomão:

"Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te apoies no teu próprio entendimento." Provérbios, 3:5

O sábio já dizia: confia no Senhor. Ou seja, deixe de lado aquilo que você acha que é certo; deixe de lado as emoções ou até mesmo a frieza de uma decisão puramente racional. Antes disso, ore! Confie!

Entre a razão e a emoção, escolha a sabedoria. Sim, são coisas diferentes.

Pense, planeje, mas antes, ore, e confie em Deus, pois Ele é o equilíbrio entre a razão e a emoção.

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Momentos

Amigo(a), 

Não sei se você passa por uma situação difícil. Também não sei se você passa pelo momento mais feliz, importante ou esperado da sua vida. Decidi escrever sobre a caminhada da vida, pois de alguma forma eu enfrento um dos momentos mais importantes e ansiosos da minha vida, e, refletindo, pensei que talvez você também precise de uma mensagem encorajadora. 

Dias vêm e vão, as semanas passam rapidamente e o tempo se reduz. As atividades de uma rotina aparentemente infindável parecem sugar todas as nossas energias. O esforço por um trabalho melhor, por um ingresso na faculdade tão desejada ou por uma condição melhor para a família acabam exigindo 101% de nossa capacidade humana. Bem, talvez você esteja focado em realizar um sonho ou talvez você esteja cansado de buscar esse sonho e perdeu as esperanças. Quem sabe o ano de 2015 não foi como você esperava, saiu todo torto, sem o rumo que você tanto desejava. Eu não posso afirmar nada sobre você, mas sei que você que está lendo esse texto, já deve ter se sentido com vontade de se largar à própria sorte e tirar as mãos do volante da vida. Amigo(a), independente da sua situação atual, continue firme. Eu sei que essas palavras parecem sucintas, e eu também sei como é se sentir freado por certas circunstâncias que a vida proporcionou. Nas horas difíceis, nas horas de tempestades e de trevas, devemos olhar para o último lugar em que vimos a luz. Pode ser que você esteja se sentindo mal por fatos do passado, mas não olhe para trás. O futuro te traz medo? Não olhe pare ele. Olhe para o presente e estruture sua vida de forma que você esteja preparado para enfrentar as dificuldades que a vivência trará. Se há um fato que não pode ser escondido, esse fato é que o tempo de vida humano é breve, e que tempestades virão, bem como conquistas de montanhas que antes pareciam impossíveis de superar. Viva seus momentos felizes como se fossem eternos e atravesse momentos tristes como se fossem períodos de aprendizado. Muitas coisas que aconteceram e que acontecem conosco, talvez não entendamos já. A certeza que você precisa ter quanto a isso, é que Deus está ao seu lado e Ele não permite um fardo maior do que suas forças podem suportar. Como eu já disse, eu não sei quem você é, nem pelo que você passa, mas tenho a certeza de que Jesus está ao seu lado. Se você errou, peça perdão. Se caiu, peça forças para chacoalhar a poeira e seguir em frente. Se venceu, agradeça a Deus. Se está feliz, louve. Se está com medo, peça coragem. Se já desistiu, acredite mais uma vez. 
E uma das coisas mais importantes: não ouça o seu coração. Ouça ao Deus que tudo sabe e tudo vê! Nosso coração, ou seja, nossa mente, precisa ouvir as únicas e sagradas verdades. Não escute suas emoções, mas peça que Deus as guie pelos cruéis momentos.
Seja qual for o momento: feliz ou triste, confie. Mas confie em Deus. Ele merece. 
Suas tormentas passarão amigo, acredite! 

Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.
João 16:33

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Século XXI: século das luzes?

Amigos, mais uma vez estamos aqui, e hoje, com um tema repercutido ao redor do mundo. 

Aylan Kurdi, de apenas três anos morreu afogado enquanto junto a outros refugiados sírios, "tentava" chegar à ilha grega de Kos, partindo da Turquia. Tentava entre aspas, pois um menino de três anos não tem capacidade de compreender a complexidade dessa situação. Para ele, seria apenas mais um dia normal, para sua família e outros refugiados, a esperança da libertação brilhava mais forte que o risco de se perder na imensidão do mar. Infelizmente a história de Aylan se repete todos os dias. Quantos "Aylans" precisarão morrer para que a humanidade, no sentido literal e abstrato da palavra, se demonstre viva? É pedir demais?

Não se trata somente de uma crise migratória, se trata da crise final do mundo. 

Estamos no século XXI, século de avanços tecnológicos, médicos e econômicos. Século de aparentes regressos na bondade mundial. Afinal, o que podemos esperar de um mundo que se dirige para o fim dos tempos? Estamos acostumados a assistir jornais na TV e nos conformamos com notícias de assassinatos, corrupção e tragédias diárias. Que mentalidade é essa que o mundo e o diabo desenvolveram em nós? 

Jesus nos adverte sobre o momento atual da raça humana:
"Vocês ouvirão falar de guerras e rumores de guerras, mas não tenham medo. É necessário que tais coisas aconteçam, mas ainda não é o fim.
Nação se levantará contra nação, e reino contra reino. Haverá fomes e terremotos em vários lugares."
Mateus 24:6,7


Quando vejo notícias tristes como a da morte de Aylan, me pergunto até quando o mundo vai durar. Até quando teremos que resistir aos ataques do inimigo, até quando teremos que lidar com a morte? A dor? O desespero? 

Amigos, não sei responder essa pergunta, mas lendo os dois simples versos postos acima, percebemos que a complexidade do estado humano, a depreciação do caráter, de valores, de tudo; vai acabar. Espero eu que seja logo, pois pelo que sei e de acordo com aquilo que acredito, as palavras de Jesus são a verdade. Busquemos mais a Deus nesse mundo caído. Encontremos um pouco de paz, num mundo caótico.

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Os Tesouros da Sabedoria

Amigos, feliz sábado.

Hoje falaremos da sabedoria, sua importância e seu valor segundo a Bíblia. Também aprenderemos sobre o homem mais sábio que já viveu nessa Terra, e quais tesouros podemos explorar através da busca dessa preciosa virtude.

A SABEDORIA
"Meu fruto é melhor do que o ouro, do que o ouro puro; o que ofereço é superior à prata escolhida."
Provérbios 8:19


Através desse verso já podemos notar quão significante é a sabedoria e quais resultados pode produzir na vida de alguém. Quero embasar o texto de hoje em Provérbios 8, no qual Salomão faz um elogio à sabedoria. O texto é narrado em primeira pessoa a partir do verso 4, onde a própria sabedoria se apresenta na forma de uma figura feminina. E a partir desse verso, a sabedoria faz um apelo aos homens para que eles a ouçam. É muito interessante, é um texto diferenciado, e por isso vamos analisá-lo de forma detalhada hoje, selecionando alguns versos que demonstram ideias centrais.
Mas antes...

QUEM FOI SALOMÃO?
Bom, talvez muitos de vocês já tenham ouvido a história do famoso rei Salomão. Vamos resumir aqui. 

Salomão era filho do rei Davi com Bate-Seba, e o sucedeu no trono do reino de Israel. Certa vez, em Gibeom, o Senhor Deus apareceu em sonho a Salomão, dizendo-lhe:
"Peça me o que quiser, e eu darei a você"
Salomão então pediu um coração cheio de discernimento para governar o povo e distinguir o bem do mal. Deus se agradou do pedido de Salomão, e afirmou que não somente daria sabedoria, mas daria riquezas e fama a ele. 
Enfim...acho que podemos parar por aqui, (se você quiser ler o texto completo, ele se encontra em 1 Reis 3), mas para hoje, é o suficiente. 

O reinado de Salomão foi muito próspero, justamente pela melhor escolha que ele poderia ter feito ao pedir sabedoria. Note que Deus ofereceu qualquer coisa a ele. Isto é: Dinheiro, fama, terras, força militar e etc...Curiosamente, ele escolheu sabedoria, contrariando o que um humano poderia fazer. Pense bem. Deus te oferece qualquer coisa. Qual seria a primeira coisa que viria à sua mente? Seriam carros de luxo? Milhões de reais? A mulher mais linda do mundo?
Bem, muito provavelmente poucos de nós pediria sabedoria. Quem sabe ninguém...
Mas Salomão pediu, e ele se deu muito bem, pois com a sabedoria ele conseguiu todas as outras coisas que um homem poderia desejar. 

O APELO 
Voltando ao texto inicial, a sabedoria faz seu apelo: 
"A vocês, homens, eu clamo; a todos levanto a minha voz.
Vocês, inexperientes, adquiram a prudência; e vocês, tolos, tenham bom senso.
Ouçam, pois tenho coisas importantes para dizer; os meus lábios falarão do que é certo.
Provérbios 8:4-6


Prefiram a minha instrução à prata, e o conhecimento ao ouro puro,
pois a sabedoria é mais preciosa do que rubis; nada do que vocês possam desejar compara-se a ela.
"Eu, a sabedoria, moro com a prudência, e tenho o conhecimento que vem do bom senso.
Temer ao Senhor é odiar o mal; odeio o orgulho e a arrogância, o mau comportamento e o falar perverso.
Meu é o conselho sensato; a mim pertencem o entendimento e o poder.
Por meu intermédio os reis governam, e as autoridades exercem a justiça;
também por meu intermédio governam os nobres, todos os juízes da terra.
Provérbios 8:10-16


Comigo estão riquezas e honra, prosperidade e justiça duradouras.
Meu fruto é melhor do que o ouro, do que o ouro puro; o que ofereço é superior à prata escolhida.
Ando pelo caminho da retidão, pelas veredas da justiça,
concedendo riqueza aos que me amam e enchendo os seus tesouros.
"O Senhor me criou como o princípio de seu caminho, antes das suas obras mais antigas;
fui formada desde a eternidade, desde o princípio, antes de existir a terra.

"Ouçam-me agora, meus filhos: Como são felizes os que guardam os meus caminhos!
Ouçam a minha instrução, e serão sábios. Não a desprezem.
Como é feliz o homem que me ouve, vigiando diariamente à minha porta, esperando junto às portas da minha casa.
Pois todo aquele que me encontra, encontra a vida e recebe o favor do Senhor.
Mas aquele que de mim se afasta, a si mesmo se agride; todos os que me odeiam amam a morte".

Lendo esse trecho do texto, acredito que fica bem claro qual é o apelo da sabedoria. Ela quer que nós, homens e mulheres, busquemos o conhecimento que fortifica a nossa alma. A sabedoria se diz honesta, justa, correta, detentora de tesouros e estando já viva antes mesmo da Terra ser criada. Aqueles que buscam a sabedoria, certamente encontrarão boas surpresas na vida. 

Podemos dizer que a sabedoria é o conhecimento que vem de Deus. A sabedoria não é falha, ela busca sempre andar em retidão e jamais em perversidade. Ela tem o poder de formar grandes líderes e grandes impérios. E com certeza ela tem poder de formar uma pessoa diferente do que você pode ser atualmente. Entenda que não há preço que compre a sabedoria. Ela deve ser ganha diariamente...Como?

-Lendo a Bíblia
-Orando e pedindo a Deus sabedoria
-Começando a aplicar ou aplicar mais intensamente os princípios morais que Deus quer que tenhamos
-Cuidando com nossas palavras
-Aconselhando outras pessoas segundo a Palavra de Deus
-Não subestimando os inimigos
-Não julgando as pessoas

Enfim...
Podemos citar infinidades de atos que nos levam a sermos mais sábios. Mas se você ainda não começou a adquirir a sabedoria, não tem problema, mas comece já! Você verá que situações complexas serão menos complicadas, verá que lidar com as pessoas se tornará algo diferente, sentirá Deus mais próximo e muitas bênçãos virão. 

E aí, que tal pedir sabedoria igual Salomão?
Abraços!

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Lidando com as Emoções

Feliz Sábado amigos!

O tema de hoje é bem complexo, como você já deve ter percebido no título. Lidar com as emoções é uma grande dificuldade para alguns (me coloco nesse grupo), mas para outros pode até ser tranquilo. Por isso, busquei alguns textos na Bíblia e em alguns livros para tentar descomplicar esse assunto. 
Para hoje, vamos tentar responder algumas questões sobre as emoções:

1-As emoções e sentimentos são confiáveis?
2-O quê Deus adverte sobre as emoções? Como Ele nos aconselha a lidar com elas?
3-O coração humano é perverso? Como reverter essa situação?

1-Emoções são confiáveis?
Não. Nem sempre o que pensamos ou sentimos é confiável. Afinal, vivemos em um mundo que nos influencia muito, certo? As circunstâncias externas mexem com  nossos sentimentos. Não podemos esquecer que estamos na mira do diabo também. Ele tentará desviar nossos pensamentos para o mau, tentará deprimir-nos com seus ataques. 

"Os sentimentos são muitas vezes enganadores, as emoções não são salvaguarda segura, pois são variáveis e sujeitos a circunstâncias externas. Muitos são enganados por confiarem em impressões sensacionais."
Ellen White, Testemunhos, vol.4, pg 188

2-Quais são os conselhos para essas situações?
Deus, através de Ellen White, mostra o que é adequado fazer quando temos perplexidades. (Selecionei os textos que vão direto ao ponto)

"Não devem os filhos de Deus ser sujeitos aos sentimentos e emoções. Quando flutuam entre a esperança e o temor, o coração de Cristo é ferido, pois lhes tem dado inconfundíveis evidências do Seu amor. Ele quer que sejam firmados, fortalecidos e estabelecidos na mais santa fé. Ele quer que façam a obra que Ele lhes deu; então seu coração se tornará em Suas mãos como harpas sagradas, cada corda das quais emitirá louvores e ações de graças Àquele que foi enviado por Deus para tirar os pecados do mundo."

"Ninguém tem necessidade de se abandonar ao desânimo e desespero. Satanás poderá se achegar a vós com a cruel sugestão: "Teu caso é desesperado. És irremissível." Mas há para vós esperança em Cristo. Deus não nos manda vencer em nossas próprias forças. Pede-nos que nos acheguemos bem estreitamente a Ele. Sejam quais forem as dificuldades sob que lutemos, que nos façam vergar o corpo e a alma, Ele está à espera de nos libertar." 
A Ciência do Bom Viver, pág. 249. 
"Não é sábio olhar-nos a nós mesmos, e estudar nossas emoções. Se assim fazemos, o inimigo apresentará dificuldades e tentações que enfraquecerão a fé e destruirão o ânimo. Estudar atentamente nossas emoções e dar curso aos sentimentos, é entreter a dúvida, e enredar-nos em perplexidades. Devemos desviar os olhos do próprio eu para Jesus." 
A Ciência do Bom Viver, pág. 249.
3- O coração humano é perverso? Pode-se reverter essa situação?
Sem sobra de dúvidas o coração é perverso. Desde que o pecado entrou no mundo, todos nós estamos corrompidos pelo mau. Por isso, o coração é impuro. Veja nesse verso: 
"Pois é de dentro do coração dos homens que procedem os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os furtos, os homicídios e os adultérios..." Marcos 7.21-23
Mas a esperança não está perdida. Essa situação de corrupção é plenamente reversível, mas exige muita perseverança e força. Veja:
"Quando o Espírito de Deus toma posse do coração, Ele transforma a vida. Os pensamentos pecaminosos são postos à margem, renunciam-se aos atos maus; amor, humildade e paz tomam o lugar da ira, inveja e luta. A alegria toma o lugar da tristeza, e o semblante reflete a alegria do Céu. Ninguém vê a mão que ergue o fardo ou contempla a luz que desce das cortes do alto. A bênção vem quando pela fé a alma entrega a Deus o próprio eu. Então aquele poder que nenhum olho humano pode ver, cria um novo ser à imagem de Deus." Minha Consagração Hoje (Meditações Matinais, 1889), pág. 46.
"Deus muitas vezes leva os homens a uma crise para mostrar-lhes sua fraqueza e apontar-lhes a fonte da força. Se orarem, e vigiarem em oração, lutando com bravura, seus pontos fracos se tornarão seus pontos fortes. A experiência de Jacó encerra muitas valiosas lições para nós. Deus ensinou a Jacó que em sua própria força jamais alcançaria a vitória, que teria que lutar com Deus, em busca de força do alto." Manuscrito 2, 1903.

"Com sua própria força não pode o homem dominar o seu espírito. Mas por Cristo poderá conseguir o domínio próprio. Em Seu poder logrará trazer os pensamentos e palavras em sujeição à vontade de Deus. A religião de Cristo traz as emoções sob o domínio da razão, e disciplina a língua. Sob a Sua influência é abrandado o temperamento precipitado, e o coração enche-se de paciência e amabilidade." Mensagem aos Jovens  

Espero que tenham gostado dos textos! 

sexta-feira, 31 de julho de 2015

Os Mistérios da Existência

Amigos,

Hoje vamos falar sobre Deus e o Universo. Há muito tempo mistérios fascinam os seres humanos. Desde a antiguidade, o homem vem tentando dar explicações para certos fenômenos, buscando compreender a vida, a natureza e tudo aquilo que parece estar além do nosso alcance.

Não sei quanto a você, mas eu muitas vezes olho para o céu estrelado e me pergunto se o Universo tem fim. Ao mesmo tempo em que percebo minha incapacidade de compreender os mistérios que ninguém ainda soube explicar, me sinto feliz. Isso mesmo, feliz por não saber de tudo. E sabe por quê? Porque nós não temos que saber de tudo, nós não temos capacidade para desvendar todos os enigmas que existem. Minha conclusão? 
Atrás da grandeza e da complexidade de tudo que nos fascina vejo um Deus que tudo planejou.
Resultado de imagem para deus e o mundo

Veja só:

"Deus nunca pede que creiamos nEle sem que nos dê suficientes provas sobre as quais possamos alcançar nossa fé. Sua existência, Seu caráter e a veracidade da Bíblia se baseiam em testemunhos que falam à nossa razão; e esses testemunhos são numerosos. Apesar disso, Deus nunca removeu a possibilidade de dúvida. Nossa fé deve se basear em evidências, não em demonstrações. Os que desejam duvidar terão a oportunidade de fazê-lo, enquanto os que realmente desejam conhecer a verdade poderão encontrar muitas provas onde apoiar sua fé."
Caminho a Cristo, página 66, Ellen G. White

Veja que a dúvida é uma possibilidade. Certos mistérios continuarão existindo, queira você ou não. A fé é um sentimento que não exclui a dúvida, pois não pode existir verdadeira fé se obstáculos não estiverem no caminho. Se você visse Deus, teria certeza que Ele existe, mas o sentimento de "crer sem ver" não mais existiria. Você compreende o porquê de certas coisas estarem guardadas para Deus e apenas para Ele? Deus quer que nossa fé se baseie nas evidências que Ele concedeu.

O apóstolo Paulo uma vez disse:
"Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os Seus juízos, e quão inescrutáveis, os Seus caminhos"
Romanos 11:33

O grande rei Davi também expressou sua admiração com temor:
"Mas, embora nuvens e escuridão O rodeiem, justiça e juízo são a base do Seu trono"
Salmo 97:2

A Bíblia nos apresenta de forma simples e clara tudo aquilo que precisamos saber. Tudo o que Deus quis que soubéssemos, Ele falou através de sua Palavra, escrita por homens do Senhor ao longo do tempo. Mas é claro que a Bíblia também apresenta mistérios que não podem ser totalmente compreendidos. A entrada do pecado no mundo, a encarnação de Cristo, a regeneração a ressurreição e muitos outros assuntos apresentados pela Palavra são profundos e enigmáticos demais para a mente humana explicar. Mas isso não é motivo para que desconfiemos de Deus. Constantemente, aqui na Terra, nos vemos cercados de mistérios que não podemos explicar. Nem os mais sábios podem compreender totalmente o funcionamento de simples formas de vida. A Física quântica, como exemplo, é um grande mistério. Existem muitos fenômenos que não nos dão pistas de seu funcionamento. Por que então deveríamos duvidar de Deus? Quais são as razões para duvidarmos da Bíblia? 
Eu sinceramente não vejo nenhuma.

Muitos tentam distorcer as palavras da Bíblia. Céticos se utilizam dos segredos da Bíblia e de Deus para afirmar que tudo é mentira. Mas pense. A Bíblia ter enigmas faz com que percebamos a inspiração divina ali encontrada. Se o ser humano obtivesse o pleno conhecimento de Deus, qual seria o sentido dEle continuar sendo Supremo? Não haveria como avançar em novas descobertas sobre a verdade, muito menos em aumentar nossa capacidade mental e fortalecer o coração. Ainda bem que não é assim. 
É uma questão de pensar um pouco...

"Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo"
Hebreus 3:12

Amigos, assim como o verso acima nos aconselha, devemos ter cuidado. Muitos estão sendo influenciados pelo inimigo para que sejam incrédulos quanto às palavras de Deus. Por isso, não permita que ninguém tire a sua fé. Por certos momentos parecerá difícil manter o equilíbrio. Estudiosos podem vir com suas teorias, céticos com suas dúvidas infindáveis, mas não deixe que esses argumentos falhos enfraqueçam a sua confiança nAquele que é Infinito. A razão deve ser aliada à fé, mas não deve se sobrepor à ela. Pois se a razão não consegue explicar nem tudo que há na Terra, imagine se ela poderia explicar os mistérios de Deus? 

Peça a cada dia o discernimento do Espírito Santo para o estudo da Bíblia. Ore antes de se conectar com a Palavra, converse com Deus, pois a Bíblia aumenta a nossa capacidade mental e eleva os pensamentos. Por enquanto teremos que viver com evidências. A nossa fé será aprimorada na medida que aprimorarmos nosso relacionamento com Deus. E assim, um dia, quando Jesus retornar, poderemos ir para o Céu e aprender sobre todos os enigmas e mistérios que por muito tempo estiveram guardados. Tenha paciência e fé! 
Nunca se esqueça que Deus te ama e sabe o melhor para todo a humanidade. Lutas virão, provas e dúvidas poderão nos abalar, mas fixe-se na Rocha Eterna, e então jamais cairá.

"As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei."
Deuteronômio 29:29

Um grande abraço.

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Naamã: o Capitão Sírio e a Improvável Missionária - Parte I

Bom Sábado a todos!

Amigos, hoje analisaremos os personagens de uma história muito interessante da Bíblia. Uma história de contrastes, decepções e surpresas...

Referência Bíblica: 2 Reis capítulo 5

Primeiramente, vamos analisar o contexto histórico do livro de Reis. O período compreendido nesse livro se estende em torno do ano 970 a.c a 560 a.c, apresentando a história dos reinos de Israel e Judá, que na época se encontravam separados. Profetas como Elias e Eliseu viveram nesse tempo, dois homens de Deus muito respeitados. Eliseu, inclusive, é um dos personagens principais da nossa história de hoje. 

É interessante comparar o ministério de Eliseu com o de Jesus. Embora vivendo em épocas diferentes (cerca de 900 anos de diferença), Eliseu em seu tempo de serviço a Deus e pelo poder do Senhor, ressuscitou mortos, purificou leprosos e alimentou multidões com pequenas quantidades de alimento. Jesus também realizou esses milagres.

Bom, visto isso, conheçamos os personagens!

Quem era Naamã?
A Bíblia nos diz o seguinte:
“Naamã, comandante do exército do rei da Síria, era grande homem diante do seu senhor e de muito conceito, porque por ele o Senhor dera vitória à Síria; era ele herói da guerra, porém leproso” (2Rs 5:1).

Já sabemos quem era Naamã. E com certeza ele não era "pouca coisa". Ele era o braço direito do rei da Síria, tanto para assuntos militares como para assuntos religiosos. Era extremamente rico e bem sucedido. Ser comandante do exército real já demonstrava que ele era um hábil estrategista e com certeza um homem muito inteligente. Mas...Naamã era leproso. A lepra não era vista com bons olhos. Apesar de ser um grande homem, o capitão sírio tinha um grande problema para solucionar. 

E a improvável missionária? Quem era essa menina? 
A Bíblia não revela muitos detalhes acerca dessa menina. Nem mesmo seu nome é revelado. As únicas informações que a Palavra nos concede, é que ela era cativa. O exército sírio atacou Israel e tornou essa menina cativa. Ela foi entregue como serva da mulher de Naamã. A partir daí, a história se inicia. 

Os destinos de um poderoso comandante sírio e de uma simples menina israelita se cruzam.