(Referência Bíblica: Apocalipse capítulo 2.8-11)
Ao anjo da igreja de Esmirna escreva o seguinte:
"Esta é a mensagem daquele que é o Primeiro e o Último, que morreu e tornou a viver"
Ap. 2.8
INTRODUÇÃO:
A cidade de Esmirna se localizava junto ao mar Adriático, a uns 65 km ao norte de Éfeso. É possível que a igreja de Esmirna tenha sido fundada durante os dois anos e meio que Paulo passou em Éfeso (At 19.8-10). Era uma cidade próspera, possuía um mercado público de 3 andares que era único no mundo antigo. Constantemente atingida por terremotos e inimigos, a cidade foi destruída por muitas vezes, mas sempre se reerguia. Atualmente a cidade se chama Izmir, e é uma importante e populosa cidade turca.
PERÍODO:
O período que compreende a mensagem a Esmirna, se estende do ano 100-313 d.c. Esse espaço de tempo ficou conhecido como um período violento, de repressão ao cristianismo, como pode ser visto em (Ap. 2.1o):
"Não tenham medo do que vocês vão sofrer. Escutem! O Diabo vai pôr na prisão alguns de vocês para que sejam provados e sofram durante dez dias*. Sejam fiéis, mesmo que tenham de morrer; e, como prêmio da vitória, eu lhes darei a vida"
*Um curto espaço de tempo que teria fim. (Linguagem profética)
Foram tempos difíceis para a igreja. Muitos cristãos fiéis morreram pela sua fé. Esses são conhecidos como mártires.
MENSAGEM:
Para Esmirna, Deus:
Elogiou: "Eu sei o que vocês estão sofrendo. Sei que são pobres, mas, de fato, são ricos. Sei como aqueles que afirmam que são judeus, mas não são, falam mal de vocês. Eles são um grupo que pertence a Satanás" (Ap. 2.9)
*(Deus elogia os cristãos de Esmirna pela sua riqueza perante Ele, apesar da pobreza que enfrentavam aqui na Terra. O Senhor ainda afirma que conhece os que se diziam judeus, e completa dizendo que esses supostos judeus na verdade eram de Satanás ou seja, eram hipócritas e mentirosos)
Não há reprovação para Esmirna. O mesmo acontece com Filadélfia.
Aconselha e promete: O verso 11 de Ap. capítulo 2 diz:
"Portanto, se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam o que o Espírito de Deus diz às igrejas. Aqueles que conseguirem a vitória não sofrerão o castigo da segunda morte"
É importante ressaltar que o verso 10 também traz conselhos, encorajando os fiéis:
"Não tenham medo do que vocês vão sofrer. Escutem! O Diabo vai pôr na prisão alguns de vocês para que sejam provados e sofram durante dez dias*. Sejam fiéis, mesmo que tenham de morrer; e, como prêmio da vitória, eu lhes darei a vida"
*(O conselho de Deus é para que seus servos estejam sempre atentos ao que O Espírito Santo lhes está dizendo e para que se mantenham fiéis, apesar de tudo que sofreriam. Deus afirma que os vitoriosos ganharão a vida eterna e não sofrerão o castigo da segunda morte. Aqui, pode-se entender como segunda morte, a morte eterna, na qual a pessoa fica separada de Deus pra sempre. (Ap. 20.6; 21.8)
OBSERVAÇÃO:
Uma frase se repete para todas as igrejas. Essa frase é:
"Portanto, se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam o que o Espírito de Deus diz às igrejas"
O Senhor Deus, através desse conselho mostra aos seus servos que devem ficar atentos ao que o Espírito Santo fala.
A próxima igreja é Pérgamo.
Deus te abençoe.
Abraços
Deus te abençoe.
Abraços
Nenhum comentário:
Postar um comentário