O assunto de hoje é basicamente persistência. Algo que que eu gosto de falar, e que acredito que é uma das principais virtudes que alguém pode ter. Então, pense consigo mesmo sobre estes aspectos:
1) Você desiste facilmente dos seus sonhos?
2) As dificuldades te fazem desanimar?
3) Pensamentos fazem você desistir?
As respostas vão variar de pessoa para pessoa, mas vamos trabalhar todos os aspectos.
A dificuldade de alcançar os sonhos:
Este é um ponto que eu entendo bem. Sem sombra de dúvidas, uma das minhas piores experiências no quesito decepção, foi um sonho não alcançado. Vou contar. Todos alguma vez na vida vão fazer vestibular para entrar na faculdade e curso que querem. Bem, meu sonho era entrar na Universidade Federal do Paraná, a UFPR. Estudei muito, me dediquei por um ano inteiro, fazendo cerca de 100 exercícios de "marcar X" por dia. Chegou o vestibular. Fiz. Achei que tinha passado...quando saiu o resultado, vi que eu não tinha passado para a próxima fase por 1 questão que eu errei. Um amargo gosto de derrota, mas isso não me fez desistir de estudar na UFPR. Talvez eu ainda consiga. Esta é apenas uma situação bem particular, assim cada um de vocês tem as suas situações. Não desista de cara, persiga o sonho.
O poder das dificuldades:
Querendo ou não, dificuldades existem. O pior das dificuldades, é que muitas vêm em momento inesperado, outras vêm de forma prevista, mas acabam estragando mais do que o esperado. Pode ser a morte de um parente, um problema financeiro, problema de saúde e etc. Seja qual for, o estrago e desgaste psicológico para o ser humano é gigante. Somos frágeis. Não devemos esquecer que o diabo também pode colocar obstáculos em nossa vida. Nosso melhor escudo contra as dificuldades, é a Bíblia.
Os malditos pensamentos:
Quem nunca teve aquele pensamento de baixa autoestima? Quem nunca pensou bobeira e muitas vezes coisas que nem mesmo iam acontecer! Algo muito ruim que me aconteceu foi um sonho horrível. As imagens daquele sonho me marcaram e me perseguiram dia e noite. Foi um abatimento emocional muito forte. O ponto que eu quero alcançar é: você já parou pra pensar nos seus pensamentos? Eles fazem sentido?
O meu sonho não fez, e ele é fruto da mente, fruto das coisas que vemos, ouvimos e até mesmo tememos durante a nossa vida. A Bíblia nos aconselha a usar a razão e o poder divino para nos auxiliar na luta contra os pensamentos. Afinal, somos pecadores, nosso coração (na Bíblia, coração representa mente em algumas partes) é perverso. Não podemos confiar em nada que venha para nos botar para baixo, nem para tirar nossa autoestima e dignidade. Olhe para Deus, seja qual for a perplexidade.
Abraços!
Nenhum comentário:
Postar um comentário