sexta-feira, 24 de julho de 2015

Naamã: o Capitão Sírio e a Improvável Missionária - Parte I

Bom Sábado a todos!

Amigos, hoje analisaremos os personagens de uma história muito interessante da Bíblia. Uma história de contrastes, decepções e surpresas...

Referência Bíblica: 2 Reis capítulo 5

Primeiramente, vamos analisar o contexto histórico do livro de Reis. O período compreendido nesse livro se estende em torno do ano 970 a.c a 560 a.c, apresentando a história dos reinos de Israel e Judá, que na época se encontravam separados. Profetas como Elias e Eliseu viveram nesse tempo, dois homens de Deus muito respeitados. Eliseu, inclusive, é um dos personagens principais da nossa história de hoje. 

É interessante comparar o ministério de Eliseu com o de Jesus. Embora vivendo em épocas diferentes (cerca de 900 anos de diferença), Eliseu em seu tempo de serviço a Deus e pelo poder do Senhor, ressuscitou mortos, purificou leprosos e alimentou multidões com pequenas quantidades de alimento. Jesus também realizou esses milagres.

Bom, visto isso, conheçamos os personagens!

Quem era Naamã?
A Bíblia nos diz o seguinte:
“Naamã, comandante do exército do rei da Síria, era grande homem diante do seu senhor e de muito conceito, porque por ele o Senhor dera vitória à Síria; era ele herói da guerra, porém leproso” (2Rs 5:1).

Já sabemos quem era Naamã. E com certeza ele não era "pouca coisa". Ele era o braço direito do rei da Síria, tanto para assuntos militares como para assuntos religiosos. Era extremamente rico e bem sucedido. Ser comandante do exército real já demonstrava que ele era um hábil estrategista e com certeza um homem muito inteligente. Mas...Naamã era leproso. A lepra não era vista com bons olhos. Apesar de ser um grande homem, o capitão sírio tinha um grande problema para solucionar. 

E a improvável missionária? Quem era essa menina? 
A Bíblia não revela muitos detalhes acerca dessa menina. Nem mesmo seu nome é revelado. As únicas informações que a Palavra nos concede, é que ela era cativa. O exército sírio atacou Israel e tornou essa menina cativa. Ela foi entregue como serva da mulher de Naamã. A partir daí, a história se inicia. 

Os destinos de um poderoso comandante sírio e de uma simples menina israelita se cruzam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário