Hoje vamos falar sobre Deus e o Universo. Há muito tempo mistérios fascinam os seres humanos. Desde a antiguidade, o homem vem tentando dar explicações para certos fenômenos, buscando compreender a vida, a natureza e tudo aquilo que parece estar além do nosso alcance.
Não sei quanto a você, mas eu muitas vezes olho para o céu estrelado e me pergunto se o Universo tem fim. Ao mesmo tempo em que percebo minha incapacidade de compreender os mistérios que ninguém ainda soube explicar, me sinto feliz. Isso mesmo, feliz por não saber de tudo. E sabe por quê? Porque nós não temos que saber de tudo, nós não temos capacidade para desvendar todos os enigmas que existem. Minha conclusão?
Atrás da grandeza e da complexidade de tudo que nos fascina vejo um Deus que tudo planejou.
Veja só:
"Deus nunca pede que creiamos nEle sem que nos dê suficientes provas sobre as quais possamos alcançar nossa fé. Sua existência, Seu caráter e a veracidade da Bíblia se baseiam em testemunhos que falam à nossa razão; e esses testemunhos são numerosos. Apesar disso, Deus nunca removeu a possibilidade de dúvida. Nossa fé deve se basear em evidências, não em demonstrações. Os que desejam duvidar terão a oportunidade de fazê-lo, enquanto os que realmente desejam conhecer a verdade poderão encontrar muitas provas onde apoiar sua fé."
Caminho a Cristo, página 66, Ellen G. White
Veja que a dúvida é uma possibilidade. Certos mistérios continuarão existindo, queira você ou não. A fé é um sentimento que não exclui a dúvida, pois não pode existir verdadeira fé se obstáculos não estiverem no caminho. Se você visse Deus, teria certeza que Ele existe, mas o sentimento de "crer sem ver" não mais existiria. Você compreende o porquê de certas coisas estarem guardadas para Deus e apenas para Ele? Deus quer que nossa fé se baseie nas evidências que Ele concedeu.
O apóstolo Paulo uma vez disse:
"Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os Seus juízos, e quão inescrutáveis, os Seus caminhos"
Romanos 11:33
O grande rei Davi também expressou sua admiração com temor:
"Mas, embora nuvens e escuridão O rodeiem, justiça e juízo são a base do Seu trono"
Salmo 97:2
A Bíblia nos apresenta de forma simples e clara tudo aquilo que precisamos saber. Tudo o que Deus quis que soubéssemos, Ele falou através de sua Palavra, escrita por homens do Senhor ao longo do tempo. Mas é claro que a Bíblia também apresenta mistérios que não podem ser totalmente compreendidos. A entrada do pecado no mundo, a encarnação de Cristo, a regeneração a ressurreição e muitos outros assuntos apresentados pela Palavra são profundos e enigmáticos demais para a mente humana explicar. Mas isso não é motivo para que desconfiemos de Deus. Constantemente, aqui na Terra, nos vemos cercados de mistérios que não podemos explicar. Nem os mais sábios podem compreender totalmente o funcionamento de simples formas de vida. A Física quântica, como exemplo, é um grande mistério. Existem muitos fenômenos que não nos dão pistas de seu funcionamento. Por que então deveríamos duvidar de Deus? Quais são as razões para duvidarmos da Bíblia?
Eu sinceramente não vejo nenhuma.
Muitos tentam distorcer as palavras da Bíblia. Céticos se utilizam dos segredos da Bíblia e de Deus para afirmar que tudo é mentira. Mas pense. A Bíblia ter enigmas faz com que percebamos a inspiração divina ali encontrada. Se o ser humano obtivesse o pleno conhecimento de Deus, qual seria o sentido dEle continuar sendo Supremo? Não haveria como avançar em novas descobertas sobre a verdade, muito menos em aumentar nossa capacidade mental e fortalecer o coração. Ainda bem que não é assim.
É uma questão de pensar um pouco...
"Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo"
Hebreus 3:12
Amigos, assim como o verso acima nos aconselha, devemos ter cuidado. Muitos estão sendo influenciados pelo inimigo para que sejam incrédulos quanto às palavras de Deus. Por isso, não permita que ninguém tire a sua fé. Por certos momentos parecerá difícil manter o equilíbrio. Estudiosos podem vir com suas teorias, céticos com suas dúvidas infindáveis, mas não deixe que esses argumentos falhos enfraqueçam a sua confiança nAquele que é Infinito. A razão deve ser aliada à fé, mas não deve se sobrepor à ela. Pois se a razão não consegue explicar nem tudo que há na Terra, imagine se ela poderia explicar os mistérios de Deus?
Peça a cada dia o discernimento do Espírito Santo para o estudo da Bíblia. Ore antes de se conectar com a Palavra, converse com Deus, pois a Bíblia aumenta a nossa capacidade mental e eleva os pensamentos. Por enquanto teremos que viver com evidências. A nossa fé será aprimorada na medida que aprimorarmos nosso relacionamento com Deus. E assim, um dia, quando Jesus retornar, poderemos ir para o Céu e aprender sobre todos os enigmas e mistérios que por muito tempo estiveram guardados. Tenha paciência e fé!
Nunca se esqueça que Deus te ama e sabe o melhor para todo a humanidade. Lutas virão, provas e dúvidas poderão nos abalar, mas fixe-se na Rocha Eterna, e então jamais cairá.
"As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei."
Deuteronômio 29:29
Um grande abraço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário